Quando você nunca teve contato com surdos e recebe repentinamente um aluno surdo em sua sala surgem muitas dúvidas. E existe muita teoria que você pode aprender, a legislação e toda a literatura que aborda aspectos relacionados a surdez. Mas o aluno está aí na sua frente e algo precisa ser feito agora. Mas o quê?
Usem recursos visuais!
Como?
- Vídeos que mostrem os acontecimentos. Isso pode ser feito em história, química, biologia, etc. Se mostra a sequência dos acontecimentos em imagens, isso é o que vale.
- Slides de fotos ilustrando a matéria. (Ou fotos em livros, use o recurso que tiver disponível, até mesmo seu celular pode ser útil se na hora é necessário mostrar uma imagem.)
- Ilustrações utilizadas em sala de aula podem ser repetidas nas avaliações, facilitando assim para que o aluno lembre o que foi estudado.
- Libras. Se há um intérprete em sala, facilite o trabalho dele por enviar com antecedência o seu plano de aula, os vídeos que serão passados em aula, etc. Se por acaso você não sabe Libras e por qualquer motivo não há um intérprete no momento busque algum material em Libras na internet e use a tecnologia a seu favor.
Obs.: Se for passar vídeos com diálogos é necessário que esse vídeo tenha legendas. Se for apagar as luzes, garanta que há luminosidade suficiente para que o intérprete fique visível ao surdo ou então as luzes deverão ficar acesas. Avalie bem antes de passar uma música para a turma, se for fazer isso busque uma alternativa visual para seu aluno surdo. A obrigação de adaptar suas aulas é sua, mas o intérprete pode te dar boas idéias caso precise. Trabalhem juntos e certamente o trabalho será mais leve e os resultados melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário