domingo, 2 de junho de 2019

Aos professores: Recurso visual

Isso será uma das tags aqui no blog: ¨Aos professores¨. Será uma série de textos curtos visando o conhecimento básico, podendo ser detalhados mais a frente em postagens específicas do tema.

Quando você nunca teve contato com surdos e recebe repentinamente um aluno surdo em sua sala surgem muitas dúvidas.  E existe muita teoria que você pode aprender, a legislação e toda a literatura que aborda aspectos relacionados a surdez.  Mas o aluno está aí na sua frente e algo precisa ser feito agora.  Mas o quê?

Usem recursos visuais!

Como?


  • Vídeos que mostrem os acontecimentos. Isso pode ser feito em história, química, biologia, etc.  Se mostra a sequência dos acontecimentos em imagens, isso é o que vale.
  • Slides de fotos ilustrando a matéria. (Ou fotos em livros, use o recurso que tiver disponível, até mesmo seu celular pode ser útil se na hora é necessário mostrar uma imagem.)
  • Ilustrações utilizadas em sala de aula podem ser repetidas nas avaliações, facilitando assim para que o aluno lembre o que foi estudado.
  • Libras.  Se há um intérprete em sala, facilite o trabalho dele por enviar com antecedência o seu plano de aula, os vídeos que serão passados em aula, etc.  Se por acaso você não sabe Libras e por qualquer motivo não há um intérprete no momento busque algum material em Libras na internet e use a tecnologia a seu favor.
Obs.:  Se for passar vídeos com diálogos é necessário que esse vídeo tenha legendas.  Se for apagar as luzes, garanta que há luminosidade suficiente para que o intérprete fique visível ao surdo ou então as luzes deverão ficar acesas.  Avalie bem antes de passar uma música para a turma, se for fazer isso busque uma alternativa visual para seu aluno surdo. A obrigação de adaptar suas aulas é sua, mas o intérprete pode te dar boas idéias caso precise. Trabalhem juntos e certamente o trabalho será mais leve e os resultados melhores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário