terça-feira, 7 de agosto de 2018

Um apelo aos pais de surdos

Pais, hoje é pra vocês.  Eu não tenho filhos, quanto mais filhos surdos.  Não posso dizer que sei o que vocês passaram do momento que descobriram a surdez do filho até o dia que estão lendo este texto. O que posso dizer, como pedagoga e intérprete de Libras é que quanto mais cedo vocês aceitarem a condição do seu filho e proporcionarem a ele contato com a Língua de Sinais, melhor será o desenvolvimento do seu filho.

"Ah, mais nós vamos colocar implante coclear."
Tudo bem, não tem problema. Mas alguns não entendem que o implante não é um milagre.  Seu filho não vai começar a ouvir e entender tudo que ouve. Vai levar tempo. O cérebro vai ter que aprender a entender os sons. Ele terá que fazer acompanhamento fonoaudiológico, se não de nada vai adiantar.  E enquanto tudo isso se passa ele está perdendo tempo, sem ter como se comunicar.
A Língua de Sinais não impede seu filho de aprender a escrever ou oralizar.

Os ouvintes estão recebendo informações na barriga ao ouvir os sons, ao nascer ao ouvir os pais falando entre si, falando com ele... ele está aprendendo a se comunicar.  Durante esse tempo seu filho surdo está aprendendo o quê? Porque você iria querer atrasar seu filho?  Permita-se aprender para ensinar. Deixe que seu filho tenha as mesmas oportunidades de desenvolvimento que um ouvinte tem. A surdez não compromete a capacidade de aprender. O atraso que observamos na maior parte dos surdos em idade escolar se deve a falta de comunicação em casa, na escola, falta de contato com a comunidade surda.  De 0 a 5 anos é o momento de maior absorção, nunca mais nossos neurônios vão trabalhar tão rápido quanto nessa fase. Não perca tempo, comece agora!
Surdos filhos de surdos não tem o atraso que os filhos de ouvintes tem. Eles aprendem a se comunicar na mesma idade que os ouvintes, porque recebe o mesmo estímulo, porém visual. Veja só essa criança:



Quando uma criança chega a escola, ela chega com uma língua, chega falando.  Essa língua servirá de base para que a professora aumente e aprofunde o conhecimento da criança.  Mas e quando a criança chega a escola sem um idioma? Mesmo que a escola possua, ou que você consiga, um intérprete, como isso será feito? O intérprete passa para Língua de Sinais o que o professor diz.  Como ele vai ensinar a criança o idioma e a matéria que está sendo ensinada ao mesmo tempo?

"Meu filho já cresceu e nossa família não aprendeu Libras, e agora?"
Nunca é tarde. Aliás, é sim... mas é melhor que comece agora que mais tarde ainda, ou nunca.  O melhor e o possível é o agora.  Faça parte da comunidade surda. Ajude para que seu filho frequente ambientes com esses surdos, aproveite palestras que possam aparecer, leve seu filho para conhecer surdos graduados, bem sucedidos, que tem uma vida com autonomia. Acredite, o trabalho que você tem agora é sua tranquilidade no futuro. Se você der as possibilidades vai poder ver seu filho se virar sozinho, ter uma vida normal, amigos, família, emprego.

A comunidade surda vai te ensinar uma nova forma de ver o mundo. Uma cultura e identidade próprias, você vai aprender a ver que não é uma deficiência, não é incapacitante, SE forem ofertadas formas de aprender, os meios necessários para o desenvolvimento.

Seu filho não pode se tornar ouvinte por você, você pode aprender Libras por ele. Ele pode fazer parte da família, da escola, da comunidade, mas não depende dele. Depende de nós, ouvintes, principalmente dos pais.
Se você está aqui é porque tem acesso a internet, então use essa ferramenta.

Em breve esse texto será interpretado e postado aqui abaixo e no youtube.

Para refletir:

4 comentários:

  1. Oi Priscila! Esse texto já foi interpretado? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Olavo, infelizmente ainda não parei pra fazer a interpretação. Pode ficar a vontade se quiser, rs. ;)

      Excluir
  2. Que sucesso....lindo texto...do VM - Verbo em Movimento #vm #verboemmovimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Foi feito de coração por uma preocupação real.

      Excluir